Quem Controla a Internet?

terça-feira, 11 de abril de 2017

E se, em vez de organizar uma competição de futebol a cada quatro anos, a Fifa assumisse a gestão da Internet? Deixando de lado as prisões e as acusações de suborno, a organização poderia parecer um pouco com a Corporação de Atribuição de Nomes e Números da Internet (Icann), empresa privada da Califórnia responsável por supervisionar o funcionamento da Internet.
A coisa assustadora sobre Fifa é que, quando as coisas dão errado, ninguém mais tem o poder de intervir. Pensou-se que 30 de setembro de 2015 deveria ser uma data significativa na governança da internet. O governo dos EUA estava indo entregar responsabilidades e chaves à comunidade do Internet - mas essa data será faltada, porque o conselho do Icann olha fixado para opor-se aos planos para fazer-se mais acessível.
Se o conselho da Icann pode ultrapassar o consenso de sua própria comunidade, ela põe em dúvida a viabilidade de todo o modelo Icann e expõe a fragilidade da maneira como os recursos essenciais da internet são governados. Você nunca pode ter ouvido falar de Icann, um californiano sem fins lucrativos, mas sua vida online é influenciada por suas decisões. Icann coordena nomes de domínio e endereços de protocolo de Internet (IP), os protocolos essenciais da Internet.

Você pode pensar que é um pouco de um risco para deixar este importante trabalho nas mãos de uma empresa privada californiana. Você esperaria que haveria um governo em segundo plano, apenas no caso de o poder e o dinheiro foram para a cabeça de todos - e você estaria certo.

O governo dos Estados Unidos foi a última barreira de autoridade da Icann desde que a organização foi criada em 1999. O controle final do governo sobre o Icann tem sido controverso para muitos países há muitos anos. Isso é estranho para qualquer um que entende o pouco que o governo realmente faz, porque o papel é essencialmente clerical - e ainda tê-lo lá como autoridade final é extremamente significativo. Em março de 2014, o governo dos EUA anunciou que pretendia recuar do seu papel. A comunidade de Icann incluiu governos, empresas, indústria de domínio e sociedade civil, e seu desenvolvimento de políticas de baixo para cima é chamado (no jargão) de "governança de múltiplos atores" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2016. Fest Temp.
Design by Herdiansyah Hamzah. & Distributed by Free Blogger Templates
Creative Commons License